TERRASOLTA OFF ROAD  

Voltar   TERRASOLTA OFF ROAD > Terrasolta > Terrasolta Papo Furado
FAQRegras do Forum Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns Como Lidos

Resposta

Opções do Tópico Modos de Exibição
Antigo 04-01-2006, 11:18
Edu Carvalho Edu Carvalho está offline
Senior Member

Padrão Possuir CNPJ - como e quais as obrigações?

Alguém sabe o que é preciso para possuir um CNPJ? É preciso ter contador? Alguém tem idéia dos custos?

obrigado

abraço,
Edu

Tentando a aprender a andar de moto desde 2004.
Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 11:39
marconu marconu está offline
Senior Member

Enviar mensagem via MSN para marconu
Padrão

Não, não é preciso ter um contador. Mas é MUITO mais fácil se você tiver...rs... Isso porque ele já cuida de tudo.

Vou te dar uma dica: vá até a rua Barra-Funda, no número 930 - fica em frente à junta comercial (fone da junta - 3826-7599). Lá existe um contador que "tira" o seu CNPJ por 50 relas. É preciso preencher um formulário e depois você leva à junta e à prefeitura (dependendo do ramo de serviços) e tudo está certo. Se quiser que ele faça isso, ele cobra um pouquinho mais.
Agora, isso vale para empresa individual (ou seja, não tem sócios, é só você)

Agora, se tiver sócios, você precisa registrar o contrato social em cartório e depois na junta comercial (ou prefeitura), com mais ou menos o mesmo procedimento para a empresa individual. A diferença é o valor das taxas e o contrato social registrado em cartório.

Certinho?

Abração e depois eu cobro a consulta...rs...
Antigo 04-01-2006, 11:49
Senior Member

Padrão

Valeu Marcão...

Agora que tenho o CNPJ, como faço para pagar os impostos devidos por minha empresa. Ou seja, quero pagar os impostos e não sei como (situação hipotética, por enquanto). Eu mesmo preencho o Darf e mando bala ou tenho que tem um contador para apurar meu imposto devido?

Gostaria de saber como funciona para o terceiro setor (serviços) e para comércio, supondo que o faturamento seja baixo (sei lá, tipo R$ 50,000 ano)...

Thanks novamente...

abraço

Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 11:51
marconu marconu está offline
Senior Member

Enviar mensagem via MSN para marconu
Padrão

Mano, aqui, os advogados se retiram e realmente precisa um contador te falar como funciona. Quem será que é contador no site??

abração
Antigo 04-01-2006, 12:06
Kexada

Padrão

Muda muito a tributação dde um comércio e de uma pretadora de serviços(principalmente quando esta não puder se enquadrar no Simples Federal)
Procura uma agência do SEBRAE que eles te informam os procedimentos para abertura e tributação de acordo com o ramo que vc escolher.
Já faz muito tempo que trabalhei no Sebrae então não lembro direito e tb não sei quais mudanças ocorreram. Mas mesmo no Simples eu recomendo que vc contrate os serviços de um contador pois existe muita burocracia e vc esquece de entregar alguma declaração(ex IR PJ) a multa é um pouco grande', acho que vale a pena pagar um salário mínimo ou até meio salário dependendo do ramo do que ter que esquentar com as papeladas.
Essa é minha opnião
abraço
Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 12:18
TopsMan TopsMan está offline
Senior Member

Enviar mensagem via ICQ para TopsMan
Padrão

Galera eu sou contador.....

pra ter um CNPJ vc precisa ter uma "empresa".... digo, vc deve figurar na Junta comercial de seu estado ou como sócio de uma empresa ou como empresário individual.

Em termos de custo aqui em MG, o registro de um contrato social custa R$ 200 e uma empresa individual custa $ 98.

Fora os honorários do contador ou do "despachante" que providenciar a confecção dos papeis.

Bom... depois de ter a "empresa aberta" registrada na junta comercial vc requer o CNPJ na receita federal, n paga nada, mas ai vc vai ter q todo ano:

- apresentar a declaraçao de imposto de renda da pessoa juridica (da empresa)

- apresentar a dec. de imposto de renda da pessoa fisica, mesmo q seus rendimentos estejam dentro do limite de isenção e vc n pague imposto, pois essa dec. passa a ser obrigação de quem tem um cnpj ou é responsavel por um. Essa pessoa NÃO deverá em hipotese alguma apresentar aquela declaração de isento (o pessoal chama de "renovar" cpf) pois como eu disse n resolve o caso pois ela passa a estar obrigado à dec.

Entretanto sua "empresa" só existirá no papel, certo ? vc eventualemente vai fazer uma compra aqui outra ali... e é ai que a coisa complica.

O processo está incompleto pois a empresa não possue inscrição estadual, n emite notas, n recolhe impostos.... então usar essa empresa pra fazer compras no atacado pode figurar como crime de sonegação e falcidade ideolígica....

n sei se o termo é realmente esse "falcidade ideologica" mas o q eu quero dizer é que vc vai declarar todo ano pra Ref.Federal ou que a empresa teve atividades mas n recolheu nada de impostos (a gente chama isso de movimento negativo) ou que a empresa estava inativa. Em qualquer uma das hipóteses vc está prestando informações falsas.

Alem disso, hoje existe em todos os estados uma fiscalização das notas emitidas pelas PJs por parte das receitas estaduais. Por exemplo se seu fornecedor emite uma NF na qual tem o nº do CNPJ da empresa fantasma... ou seja, mesmo se vc comprar e sumir com a nota, a receita estadual sabe q vc comprou pois teu fornecedor passou essa info... tenderam ???

Sinceridade edu: larga disso.... se vc já tem uma empresa, beleza... mas dar entrada numa inscrição de CNPJ só pra mexer com isso é complicado, burocratico e no fim das contas pode dar dor de cabeça.
Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 12:32
TopsMan TopsMan está offline
Senior Member

Enviar mensagem via ICQ para TopsMan
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Edu Carvalho
Valeu Marcão...

Agora que tenho o CNPJ, como faço para pagar os impostos devidos por minha empresa. Ou seja, quero pagar os impostos e não sei como (situação hipotética, por enquanto). Eu mesmo preencho o Darf e mando bala ou tenho que tem um contador para apurar meu imposto devido?

Gostaria de saber como funciona para o terceiro setor (serviços) e para comércio, supondo que o faturamento seja baixo (sei lá, tipo R$ 50,000 ano)...

Thanks novamente...

abraço
agora q eu vi isso... vamo lá...

em termos de comercio... se a fiscalização da prefeitura e da receita estadual ai da cidade onde vc pensa em abrir uma "empresa" for no mínimo descente, vc n consegue 2 coisas básicas pra empresa andar certo: o alvará da prefeitura e a liberação da inscrição estadual(IE) . Sem a IE vc n consegue recolher o ICMS e esse é disparado o imposto mais vigiado.

em termos de prestação de serviço... vc n precisa de IE, mas precisa do alvará. Pra ter esse alvará vc precisa ter ou pelo menos alugar um comodo que fique fora da sua residência, n é possivel abrir uma empresa dentro de casa por conta daquele lance lá de que "o domicilio é inviolavel, blablabla" ou seja se precisarem fazer uma fiscalização e a empresa for no na sua casa, precisariam de um mandato... então eles contornam isso n liberando alvara pra empresa dentro de residencias.

mas vamo supor q vc é um cara determinado e em vez de vc alugar o comodo algum truta seu te arruma um contrato de aluguel fajuto.... blz... se a fiscalizacao da pref. for coxa e n for la vistoriar o comodo, talvez vc consiga o alvara.

se vc me disser q topa fazer essas coisas... ai eu continuo a explicar como vc faria pra optar por um regime de tributaçao e apurar e recolher os impostos.... blz.
Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 14:08
Senior Member

Padrão

Deu uma canseira só de ler em Tops... vixi... tudo isto é pra desincentivar o cidadão a abrir uma empresa mesmo... tá louco...

Obrigado pela ajuda...

Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 14:14
Vini Vini está offline
Senior Member
Digitador

Enviar mensagem via MSN para Vini
Padrão

Já que está falando de abrir empresa e tal.....

Vocês acham que rola abrir algum tipo de negócio em uma cidade pequena, tipo, uns 15 mil habitantes???

Se acham que sim, que tipo de negócio vcs acham que dá certo??
Lan House??
Loja de alguma coisa??

Ou acham melhor abrir em uma cidade maior, tipo uns 400 mil habitantes???

Os prós e contras que eu vejo.

Por exemplo uma lan house...
Na cidade pequena não tem, ou se tiver tem 1 só, então a concorrência é MUITO menor que na cidade maior.
Mas por outro lado, será que dá movimento????

O que vocês acham????
Responder com Quote
Antigo 04-01-2006, 14:15
Hugo

Padrão

Tá fú Edú...
6942-4499, o telefone do escritório que cuida da contabilidade da minha empresa tem mais de década...
Lembra do tópico dos 5% de ISS ?!?!?!... pois é... vai sentir na pele...rs...
UA
Responder com Quote
Resposta

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts